A Clínica

imagem-a-clinica

Modalidades de atendimentos oferecidos pelo ceapp

O CEAPP oferece atendimento em psicodiagnóstico e intervenção terapêutica para todas as faixas etárias nas modalidades, individual, grupo, familiar e institucional, em diversos enfoques teóricos.

A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como transtornos psicopatológicos, crises pessoais, crises de relacionamentos, conflitos conjugais e familiares, distúrbios psicossomáticos, dificuldades nas transições da vida, crises profissionais, dentre outros.

O CEAPP é também um espaço favorável ao crescimento pessoal, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos, abrir novos canais de comunicação, de transformar padrões estereotipados de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um.

A Psicoterapia oferece uma oportunidade de compreender e mudar os padrões de vínculo e relação interpessoal. Os problemas vinculares são fonte de incontáveis sofrimentos e doenças.

A Psicoterapia ocupa hoje um lugar fundamental na área da saúde, por trazer uma visão integrada do homem, considerando as dimensões orgânicas, psíquicas e sociais conjuntamente participantes na produção da existência humana e de seus problemas.

Em alguns casos, a Psicoterapia cumpre também uma função de educação para a vida. Esta é uma área pouco considerada em nossa cultura, porém evidente quando as pessoas se sentem inaptas para lidar com situações como crises conjugais, desemprego ou envelhecimento, por exemplo.

A Psicoterapia é um espaço especial de atenção às dificuldades da vida e aos caminhos internos para solucioná-los. Seus resultados demonstram uma grande potência de transformação de vidas. Todos os últimos avanços na área da Psicologia e Psicoterapia têm permitido alcançar resultados cada vez maiores e mais significativos.

Atuamos em diferentes contextos, através de intervenções que visam reduzir o sofrimento do homem, levando em conta sua complexidade. Estas intervenções podem ocorrer em nível individual, grupal, utilizando-se de dispositivos clínicos já consagrados, tanto em perspectiva preventiva, como de diagnóstico ou curativo. Trabalham hoje direto no CEAPP cerca de 20 profissionais e mais uma média de 25 profissionais afins que encaminham recebem encaminhamentos dos pacientes, contribuindo com nosso trabalho multidisciplinar.

Nossa atuação pretende contribuir para a promoção de mudanças e transformações visando o benefício da pessoa, grupos, bem como a prevenção de dificuldades. Desenvolvemos atendimentos terapêuticos nas modalidades:

É o diagnóstico psicológico utilizando metodologia específica, com objetivo de clarificar alguma dúvida ou dificuldade no tratamento de um paciente, confirmar ou refutar hipótese diagnóstica do profissional solicitante. É realizado para investigação dos aspectos da personalidade, atenção, habilidade cognitiva; viso-motora, entre outras. A metodologia consiste em entrevistas (inicial, anamnese) e aplicação de testes psicológicos para confirmar ou descartar hipóteses levantadas durante as entrevistas.

A neuropsicologia tem um histórico de estudo de indivíduos com transtornos e sequelas que envolvem o cérebro e a cognição. A avaliação neuropsicológica tem por objetivo caracterizar as funções cognitivas comprometidas e preservadas. Esta avaliação serve como base para: diagnóstico de doenças neurológicas; predições de como as dificuldades existentes podem afetar o cotidiano dos pacientes; elaboração de um plano de reabilitação.

Fornece dados objetivos e formula hipóteses sobre o funcionamento cognitivo, atuando como auxiliar na tomada de decisões de profissionais de outras áreas, fornecendo dados que contribuam para as escolhas de tratamento medicamentoso e cirúrgico.

Durante o processo de envelhecimento, podem aparecer queixas relacionadas a distúrbios de memória. Essas queixas de esquecimento podem ser causadas por múltiplas doenças, desde estresse, ansiedade e depressão, até as chamadas demências. A importância de um diagnóstico correto em cada caso é fundamental para se realizar uma abordagem adequada do paciente em relação à orientação que seria dada a ele, tanto em termos terapêuticos quanto prognósticos.

O serviço de O.V.P. visa facilitar o processo de escolha ocupacional e dar subsídios para a formação de uma identidade profissional, para aquelas pessoas que apresentam uma problemática nessa esfera. Permite um melhor conhecimento das oportunidades disponíveis, para assim poderem fazer as suas opções de forma lúcida e consciente.

Utiliza-se do método clínico, o qual se compõe basicamente de entrevistas e técnicas auxiliares, que visam proporcionar um aumento do autoconhecimento, e também fornecer material de informação ocupacional.

0
Connecting
Please wait...
Send a message

Sorry, we aren't online at the moment. Leave a message.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Need more help? Save time by starting your support request online.

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?
error: Conteúdo Protegido